terça-feira, 19 de novembro de 2019

REUNIÃO DO PARLAMENTO DE IRATI ESTABELECE ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, PODE PÚBLICO MUNICIPAL e ORGANIZAÇõES SOCIAIS


No dia 12 de novembro de 2019, com o propósito de ir alinhando os grupos de pesquisa de algumas instituições de ensino superior do estado (UEPG, UFPR, UNICENTRO, IFPR), Poder Público Municipal (SMAS de Irati), e CASLA foram abordados alguns dos principais desafios atuais, principalmente no que tange a formação de equipes de pesquisa-ação em alguns projetos comunitários locais, em especial nos municípios de Irati, Rebouças e Ponta Grossa.


Na reunião estiveram presentes representantes das citadas universidades: pela UEPG, os professores Nicolás Floriani (UEPG-SETI), coordenador do Projeto, e Cristina Berger Fadel, Diretora de Extensão; pelo Grupo de Pesquisa e extensão Interconexões da UEPG, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia Cleusi Bobato Stadler, a mestranda Bruna Santos e a engenheira de alimentos Fernanda de Arruda Paes; pela UNICENTRO, as professoras Cristina Fugia, coordenadora dos programas de extensão em saúde comunitária e Telma Stroparo, do departamento de ciências contábeis; do IFPR de Telêmaco Borba, o prof. Gustavo Bahr; da UFPR, o Prof. Dimas do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR); pela Casa Latino-americana (CASLA), a Dra. Gladys de Souza Sanchez; pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati, a Secretária Sybil Dietrich e a educadora comunitária Cristiane de Paula. 

A reunião iniciou com um relato sobre a visita que a Casa Latino-americana realizou ao meio-dia deste mesmo dia 12, na Comunidade de Pinho de Baixo, a 12km. de Irati, em direção a Imbituva, onde se encontra a sede da Colônia de Equilíbrio Dom Inácio de Loyola, por meio de terapias alternativas e complementares, com usos de fitoterápicos. Fomos muito bem recebidos pela coordenadora da Colônia, a Enga. Florestal Cristina Mazza, com almoço saudável feito com verduras e hortaliças da própria horta, livre de veneno químico.


A concepção de uma Casa-Território do Bem Viver é um exemplo de como o Parlamento Unitinerante pode também aproveitar dessa importante iniciativa para ampliar as atividades do Bem Viver em torno desse espaço. Este exemplo serve para ir avançando na discussão sobre o desenho e a proposta que devem assumir essas Casas do Bem Viver, vinculadas ao Programa do Parlamento Unitinerante. 



Seguindo à Pauta da Reunião de Trabalho com a Comunidade Acadêmica presente na UNICENTRO de Irati, o Prof. Nicolas, coordenador acadêmico do Parlamento Unitinerante lança o desafio sobre como os grupos de pesquisa das diversas unidades acadêmicas vão se conectar, a fim de dar organicidade e sinergia aos projetos a serem desenvolvidos, com a participação das comunidades e agentes públicos locais.
Em reuniões anteriores do Parlamento ocorridas em Rebouças, foram detectados juntamente com as comunidades presentes a necessidade de articular esses projetos aplicados, em três eixos assim designados:

  1. Eixo das Práticas Integrativas e Complementares de Promoção da Qualidade de Vida e do Ambiente;
  2. Eixo Patrimônio Socioterritorial Comunitário (Diálogo de Saberes);
  3. Eixo do Desenvolvimento Comunitário e Economia Social (práticas materiais e imateriais);
Foram identificados 3 projetos em saúde preventiva, 3 projetos em desenvolvimento local e 2 projetos de patrimônio socioterritorial que ampliados para as demais universidades participantes (UNESPAR, UEL e UNIOESTE) constituiriam em torno de 12 a 15 projetos. 
A questão central girou então em torno da garantia de um desenho comum que garanta conexões entre as equipes, sendo que uma das estratégias é a participação cruzada dos pesquisadores, como colaboradores, em mais de um desses projetos, a fim de garantir o bem viver comunitário, segurança alimentar, práticas alternativas emancipatórias, por meio do diálogo de saberes, oficinas participativas, práticas alternativas emancipatórias, por meio da permanência de Parlamentos locais promovendo assim novos arranjos institucionais. 
O desenho desses projetos possui uma característica Piloto, partindo-se dos diagnósticos compartilhados entre os diversos atores envolvidos. 
Foram mencionadas novos territórios fazendo parte da Rede, tais como as comunidades de Carazinho e da sede do CRUTAC (UEPG), no distrito de Itaiacoca, como possível sede da Casa do Bem Viver em Ponta Grossa.
As representantes da Prefeitura de Irati mencionaram projetos de Economia Social (Padaria Comunitária) em Alto da Lagoa como possível atividade a ser contemplada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG...