Durante os dias 12 e 13 de novembro de 2019, será realizado o "ENCONTRO DAS BENZEDEIRA E MULHERES QUILOMBOLAS" que se reunirão no intuito de trocarem experiências acerca dos saberes e práticas patrimoniais de medicina e farmacopéia populares.
O evento marcará a celebração da parceria entre a Rede CASLA-CEPIAL e a Rede Integrada de Ciências e Saberes Tradicionais - RCSTrad e o apoio do Instituto Equipe de Educadores Populares e o Movimento Aprendizes da Sabedoria.
Nas palavras do coordenador do Evento, o Ms. Tautê Oliveira, representante da RCSTrad, "Aspiramos com esta Rede construir um elo permanente para o encontro e colaboração das muitas redes de conhecimento tradicional existentes por todo o Brasil e também no Exterior, e para isso nos valemos de pessoas e experiências desenvolvidas pelas comunidades e instituições brasileiras".
A metodologia do evento (oficinas e palestras) emerge do “Projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras” (UnB), e tem como base a experiência do Centro de Saberes, Ciências e Saúde mantido pela mestra quilombola Lucely Morais Pio.
Entre os objetivos desse projeto, destaca-se os “Módulos de Formação”, isto é, as atividades de abrangência regional que busca envolver organizações sociais, universidades, instituições públicas e representantes de diferentes segmentos.
Apoiado institucional e financeiramente pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo, através da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho – COORDIGUALDADE, o referido Encontro visa, em seu conjunto, "promover o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos em convergência com os saberes tradicionais; a preservação das práticas de saúde e segurança alimentar e nutricional; e a preservação dos saberes orais e da memória".
Tais encontros vão em direção aos objetivos da "UNITINERANTE: Universidade Itinerante pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e Bem Viver" que é dar voz aos atores sociais inviabilizados muitas vezes pelas práticas institucionais hegemônicas (seja dentro das universidades, das corporações de profissionais, dos aparatos jurídicos e das instituições religiosas).
A Rede CASLA-CEPIAL, convida portanto os interessados a se inscreverem no encontro por meio do seguinte contato telefônico: (41) 99863 8177.
Nenhum comentário:
Postar um comentário