quinta-feira, 8 de agosto de 2019

UNITINERANTE REUNE-SE COM PREFEITURAS DE IMBITUVA E PONTA GROSSA

Nos dia 07 e 08 de agosto de 2019, a equipe coordenadora do Projeto Unitinerante reuniu-se com prefeito e secretarias das Prefeituras Municipais de Imbituva-PR e de Ponta Grossa-PR.

Recebidos pelo Prefeito de Imbituva Bertoldo Rover, a equipe de coordenação da UNITINERANTE - representada na ocasião pela Dra. Gladys Renée de Souza Sanchez (CASLA), Dr. Dimas Floriani (UFPR), Nicolas Floriani (UEPG) e Cleusi Bobato Stadler (UEPG), apresentou os objetivos do projeto, convidando a Prefeitura de Imbituva para participar do Parlamento Unitinerante.

Sensível aos princípios do Parlamento Unitinerante, o Prefeito de Imbituva contextualizou as atuais demandas do município destacando as questões de saúde e agricultura familiar como prioritárias. 

Acenando positivamente com engajamento integral da prefeitura no Parlamento, Bertoldo Rover destacou ações de desenvolvimento local, tais como a formação de cooperativa de produtores de morango orgânico e o incentivo ao resgate dos saberes da medicina e da fitoterapia populares do município.



O Prefeito de Imbituva destacou também a importância da UNITINERANTE para viabilizar estágios de residência médica, psicológicas entre outras, bem como a necessidade de se realizarem novas estratégias acadêmicas para garantirem a reprodução dos saberes da agrobiodiversidade local em escolas rurais.

Nesse sentido, o trabalho da Doutoranda da Geografia da UEPG, Cleusi Bobato Stadler foi elogiado pelo prefeito quando do reconhecimento do desenvolvimento de uma rede local de guardiões da agrobiodiversidade e dos saberes da medicina popular, incluindo benzedeiras. Da mesma maneira a Dra. Gladys de Souza Sanchez destacou a importância de se incentivar a valorização dos saberes populares de parteiras e do diálogo com as ciências médicas dentro das universidades.

Após a importante conversa, o prof. Dr. Nicolas Floriani (UEPG)  representando a SETI no projeto UNitinerante, convidou o gestor público para evento PRÉ-CEPIAL 2019, no dia 16 de agosto de 2019, quando se celebrará a assinatura formal de termos de adesão ao Projeto no Município de Rebouças.

A Unitinerante também esteve presente na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, dialogando com duas destacadas instâncias executivas do governo: a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e a Diretoria de Assuntos Comunitários (DAC). 

Na SMPPS, as Dras. Isane Igewehr Kanson e Jocemara Aparecida dos Santos receberam a comissão executiva da Unitinerante. Após a exposição dos princípios e objetivos do Parlamento Unitinerante, as representantes da referida secretaria apresentaram algumas ações sociais relevantes que poderiam servir como exemplos de estratégias sinérgicas para o Projeto, tais como Unidades Móveis do CRAS, Unidades de Produção de Alimentos, Feira Orgânica, Banho e Varal Solidário. 


Na Diretoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ponta Grossa, instância executiva e de intervenção social direta nos bairros rurais e urbanos carentes da cidade. O diretor de assuntos comunitário, Paulo Sérgio recebeu com apreço a Equipe Unitinerante, explicando-lhe as ações e objetivos da DAC.





De acordo com Paulo Sérgio, o diálogo direto com as lideranças comunitárias dá a tônica às ações públicas encampadas pelo governo municipal: todas as tomadas de decisão emergem da base comunitária e, portanto, tem aderência com os princípios dialógicos da UNITINERANTE, discorre Paulo Sérgio.




Resumidamente, as reuniões e conversas realizadas com os citados agentes público mostraram-se muito profícuas no sentido de apontarem engajamentos concretos ao Parlamento Unitinerante, cujo ato de celebração das assinaturas dos termos de anuência ao Parlamento Unitinerante será realizado na sede da Prefeitura de Rebouças, no dia 16 de agosto de 2019, durante a 17 Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG...