terça-feira, 13 de agosto de 2019

CASLA E PREFEITURA DE REBOUÇAS PROMOVEM A III REUNIÃO DO PARLAMENTO UNITINERANTE:


A Casa Latino-americana (CASLA) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Rebouças promovem, nesta próxima sexta-feira 16 de agosto de 2019, na sede do município, a Terceira Reunião do Parlamento Unitinerante - Parlamento da Universidade Itinerante dos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e Bem Viver.

Coordenado pela CASLA e apoiado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia. Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI-PR) e pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), o Projeto Unitinerante propõe reunir atores sociais locais (comunidades, agentes públicos e universidades) interessados em discutir estratégias para a promoção de uma nova cultura acadêmica que induzam a produção de práticas científicas socialmente pertinentes.

A promoção de uma nova cultura acadêmica capaz de impulsionar as universidades a sairem de seus enclaustros e do autismo disciplinar é um processo que deve priorizar práticas inter e transdisciplinares baseadas nos princípios da dialogicidade e horizontalidade de saberes, permitindo a produção de novos arranjos institucionais que viabilizem ações de desenvolvimento socioterritoral condizentes com as realidades locais.

O ato de assinatura do termo de adesão celebrará as parcerias institucionais que formarão os Parlamentos Unitinerantes Locais em municípios dos Campos Gerais e Litoral. Para tanto, o evento contará com autoridades dos Governos Estadual (SETI e SUDIS) e Municipal (as Prefeituras de Imbituva, Irati, Ponta Grossa e Rebouças); comunidades rurais tradicionais faxinalenses, quilombola, caiçara e benzedeiras (Sete Saltos de Baixo, Palmital dos Pretos, Marmeleiro de Baixo, Guaraguaçu); Organizações Sociais da Região (Movimento Aprendizes da Sabedoria - MASA, Instituto Equipe de Educadores Populares - IEEP, Associação Solidária de Agricultura Ecológica de Ponta Grossa e Região - ASAECO); Universidades do Estado: UEPG, UFPR, UNICENTRO, UEL, IFPR; Ministério Publico do Paraná e CASLA.

A Terceira Reunião do Parlamento Unitinerante ocorrerá no âmbito do Pré-Cepial 2019 que tem como tema desta edição “Por um parlamento Plural: diálogos entre Comunidades, Universidades e Agentes Públicos”. 





O Pré-Cepial marcará ao início das atividades de organização do VI Congresso Internacional de Educação e Cultura para a Integração da América Latina, a ser sediado na Universidade Federal de Santa Maria em julho de 2020.

A programação da Reunião do Parlamento Unitinerante encontra-se disponível a seguir:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG...