segunda-feira, 5 de agosto de 2019

UNITINERANTE EM IRATI E REBOUÇAS: ENCONTRO COM PREFEITO, VICE-PREFEITO E SECRETÁRIO(A)S MUNICIPAIS (05/08/2019)

No dia 05 de agosto de 2019, a Equipe de Coordenação da UNITINERANTE reuniu-se com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Irati e Rebouças para engajaram-se no projeto e participarem do Parlamento Unitinerante Regional.

Em reunião na Prefeitura Municipal de Irati, o coordenador da Universidade Itinerante pelos Direitos Humanos  da Natureza  pela Paz e Bem Viver (Unitinerante) pela SETI, Prof. Nicolas Floriani (UEPG), juntamente com a Dra. Gladys Renée de Souza Sanchez (CASLA) e o Prof. Dimas Floriani (UFPR-CASLA) foram recebidos pelo Prefeito de Irati, Sr. Jorge Derbli e as secretárias municipais de Saúde, Magali Salete de Camargo e de Assistência Social, Sybil Dietrich.





O diálogo foi muito produtivo, uma vez que permitiu esclarecer os objetivos do Parlamento Unitinerante, sua metodologia e o momento atual do desenvolvimento do mesmo.

Por sua vez, as autoridades municipais apresentaram algumas das políticas públicas, principalmente na área de saúde e manifestaram interesse em acompanhar as diversas fases de implantação da proposta, sendo que a mesma deverá ainda iniciar os diagnósticos sobre os principais problemas identificados nos municípios escolhidos (Rebouças, Irati, Ponta Grossa e Imbituva) para a elaboração do projeto piloto, conjuntamente com UEPG e UNICENTRO.


Pela parte da tarde, na Prefeitura de Rebouças a equipe de coordenação da Unitinerante foi atendida pelo Vice-Prefeito, Sr. Fábio Chiqueto, pelo Secretário de Agricultura, Sr. Laércio Cipriano, pelas professoras responsáveis da Secretária Municipal de Educação Rogéria Ducat, Rejane Ducat de Melo e Maria Ivete.




A Prefeitura de Rebouças tem mantido um diálogo anterior com a Unitinerante, especialmente com os projetos de desenvolvimento local das comunidades faxinalenses, desde a secretaria de agricultura, com o secretário Laércio Cipriano com quem discutimos a possibilidade de realizarmos em 16 de agosto de 2019 a assinatura do termo de adesão ao projeto Parlamento Unitinerante pelas prefeituras, comunidades, universidades e organizações sociais presentes
no evento, aproveitando a realização da 17a. Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade na cidade de Rebouças, em comemoração à inauguração do Parque ambiental Monge João Maria, onde reencontram nascentes (olhos d'água) abençoadas pelo santo popular.






O vice-prefeito sublinhou a importância da parceria no Projeto e sua participação no Parlamento Unitinerante. Destacou que o envolvimento dos diversos atores é da maior relevância para o êxito da iniciativa.

Nota: 

Entidades Participantes do Projeto Unitinerante até o presente Momento: CASLA, SETI, SUDIS, Prefeitura de Irati, Prefeitura de Rebouças, Prefeitura de Ponta Grossa, UEPG, UFPR, IFPR-Paranaguá, UNICENTRO, UNESPAR, UNIOESTE, PPGMADE-UFPR, PPGIDC-UNICENTRO, Comunidade Palmital dos Pretos, ASAECO, Sete Saltos de Baixo, MASA, IEEP.

Equipe da Coordenação do Projeto:

Arlete Dias Moraes, Cynthia Patricio, Dinéia de Freitas, Gladys Reneé de Souza Sanchez, Dimas Floriani e Nicolas Floriani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG...