quarta-feira, 4 de setembro de 2019

UNITINERANTE É RECEBIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA - PR

Nesta terça-feira, dia 03 de setembro, a equipe do Projeto Unitinerante - Universidade Itinerante, pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver - coordenado pela Casa Latino-americana (CASLA) em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), reuniu-se com as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saúde do Município paranaense de Ponta Grossa para divulgar os objetivos, metodologia e as ações da proposta, bem como convidá-las a integrarem o Parlamento Unitinerante.

O Parlamento Unitinerante Local tem por finalidade estabelecer um espaço de diálogo entre os Agentes Públicos (municipais, estaduais e federais), as Universidades e as Organizações Socais para buscarem consensualmente soluções conjuntas aos problemas locais que assolam as comunidades urbanas e rurais em situação de insegurança local e ambiental.

A Equipe da Unitinerante foi recebida pelo Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Sr. Bruno Costa e o economista e técnico agropecuário Dr. Eldo Berger; pela Secretária Municipal de Saúde, Dra. Angela Pompeu e os assessores Dr. Carlos Eduardo Coradassi e Dr. Rodrigo Daniel Manjabosco.



A equipe UNitinerante, composta na ocasião pela média Dra.Gladys de Souza Sanchez (CASLA), pelo prof. Dr. Nicolas Floriani (UEPG) e coordenador do projeto na SETI, pelo Prof. Dr. Dimas Floriani (MADE-UFPR) e pela engenheira de alimentos Fernanda Paes de Arruda, técnica do projeto Universidade Sem Fronteiras “Selo Ambiental Faxinalense” (UEPG / USF-SETI), reiterou a importância da participação da Prefeitura como integrante do Parlamento Unitinerante de Ponta Grossa no intuito de somar esforços conjuntamente aos demais atores locais para constituir a “Casa do Bem Viver, Saude e Desenvolvimento Local”.



A referida “Casa” passa a ser um espaço inter e transdisciplinar de desenvolvimento de projetos e de ações no âmbito do Parlamento Unitinerante e que surge das demandas apontadas na Segunda Reunião do Parlamento Unitinerante, realizada na cidade de Rebouças-PR, no16 de agosto de 2019, por ocasião do PRÉ-CEPAl 2019. Na referida reunião participaram comunidades rurais tradicionais, agentes públicos municipais de Imbituva, Irati e Rebouças, organizações sociais, professores e  coordenadores de projetos de pesquisa e extensão de IES do estado.

Na Prefeitura de Ponta Grossa, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Município, Dr. Bruno Costa, parabeniza a iniciativa da Unitinerante, destacando possíveis projetos em vigência, tais como a “Feira Verde” responsável pela oferta semanal de produtos da agricultura familiar e de base ecológica nos bairros e escolas da cidade. Em parceria, tal iniciativa poderia ser estendida às comunidades rurais tradicionais (faxinalense, quilombolas e pequenos agricultores familiares de Itaiacoca), integrantes do Parlamento Unitinerante. Outra iniciativa proposta pelo Secretário foi a realização de uma Audiência Pública na câmara municipal da vereadores, a fim de promover a discussão em nível legislativo.




Igualmente importante foi a intervenção da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, Dra, Angela Pompeu, que destacou a importância de ser repensar o sistema de saude convencional adotado atualmente pelos municípios, corroborando com a proposta da instalação da referida “Casa do Bem Viver, da Saude e do Desenvolvimento Local”, incentivada dentro do escopo do projeto Unitinerante, na qual convergiriam ações interinstitucionais.

De acordo à Secretária Municipal, uma ação conjunta na qual convergiriam os esforços da prefeitura e universidade poderia dar um outro sentido à questão da saúde em comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioambiental, tal como ocorre atualmente no bairro urbano Costa Rica que carece de políticas públicas específicas e de ações integradas que respondam à necessidades cotidianas desses moradores.

Por fim, a Equipe Unitinerante convidou os agentes públicos reunidos a representarem as respectivas secretarias municipais na Primeira Reunião do Parlamento Unitinerante Local de Ponta Grossa, onde estarão presentes representantes de três comunidades rurais tradicionais do distrito de Itaiacoca, expondo e discutindo os problemas locais e possíveis estratégia de ações pra suas resoluções juntamente com representantes de Universidades Regionais (UEPG e UNICENTRO) e organizações sociais. A referida reunião ocorrerá no dia 13 de setembro (sexta-feira) nas instalações do Centro de Educação e treinamento em Agroecologia (CETA), localidade de Sete Saltos de Cima, a partir das 9h30.



Nota: 

Entidades Participantes do Projeto Unitinerante até o presente Momento: CASLA, SETI, SUDIS, Prefeitura de Irati, Prefeitura de Rebouças, Prefeitura de Ponta Grossa, UEPG, UFPR, IFPR-Paranaguá, UNICENTRO, UNESPAR, UNIOESTE, PPGMADE-UFPR, PPGIDC-UNICENTRO, Comunidade Palmital dos Pretos, ASAECO, Sete Saltos de Baixo, MASA, IEEP.

Equipe da Coordenação do Projeto:

Arlete Dias Moraes, Cynthia Patricio, Dinéia de Freitas, Gladys Reneé de Souza Sanchez, Dimas Floriani e Nicolas Floriani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG...